domingo, agosto 17, 2008

Menino de ouro

Hoje acordei mais tarde, depois das finais de ginástica artística. Pensei em botar o despertador, mas desisti. Depois ia saber o resultado mesmo... Quando acordei fui investigar e descobri que o Diego Hipólito tinha levado uma queda e ficado em 6º. Fiquei meio besta. Não esperava nada das meninas, que não tavam em nível de medalha olímpica, mas o Diego foi 1º na eliminatória, todo mundo elogiando sua garra, seu equilíbrio emocional e coisas do tipo. Achei que ele teria frieza suficiente pra conseguir uma medalha, diferente da Jade, que é muito boa, mas inexperiente, aí chora, se desequilibra, começa muito bem e depois cai, essas coisas.

Mas não deu, é assim mesmo. O Brasil tem tão poucos atletas de ponta, especialmente nos esportes individuais, que aqueles que aparecem acabam carregando o peso do país todinho. E ô país pesado, acabou derrubando o pobre do Diego. Fiquei morrendo de pena quando vi a cena dele pedindo desculpas ao país por não ter correspondido.

Mas matei a charada! O César Cielo levou o ouro do Diego Hipólito. Não dava pro Brasil ganhar aquela medalha histórica na natação e no dia seguinte ganhar outra medalha histórica na ginástica artística! Era demais pro nosso pobre país que não dá incentivo ao esporte!!! Tudo bem, hoje a ginástica tem incentivo, mas não conheço (pessoalmente) ninguém que pratica.

A natação foi um dos esportes que acompanhei. Os brasileiros entravam na piscina, batiam recordes sul americanos, algums chegavam às finais, mas nada. Deu uma saudade do pan, todos ganhavam medalhas e ficavam felizes... Restava aos comentaristas brasileiros torcer pelo Michael Phelps. Uma pobreza! Foi quando o Cielo se classificou pros 100 metros em 8º e conseguiu terminar em 3º, levando o bronze empatado com o americano que salvou um dos ouros do Phelps. Não esquecia o Galvão Bueno gritando Leeeezak, Leeeeeeeeezak, comemorando a vitória dos EUA sobre a França no revezamento. Pensei: esse Cielo é bom! Lembrava dele da época do Pan, era aquele nadador que ficava bonito quando tirava a touca e o óculos. Na época tinha cachinhos :) Olhaê:



Pois não é que o mesmo Cielo bateu o recorde olímpico (não é o sul americano) e se classificou em primeiro pra final dos 50 metros livre? Não podia perder essa por nada! De repente ele até levava outro bronze... Mas levou o ouro! E vi em primeira mão a vitória, prova de segurança, determinação, equilíbrio! O rapaz não ficou nervoso, não tremeu, não amarelou, foi lá e fez o serviço para o qual passou anos se preparando! Mas acho que ajudou o fato de ele não ser muito conhecido, de o Brasil não esperar aquela medalha. Toda a expectativa era dele, do treinador, da família, não tinha aquele peso todo que atrapalha. Se bem que para o Phelps não atrapalhou!

O legal foi que ele, logo depois de ganhar, se bateu na piscina, sentou na separação das raias, jogou água pra cima, aquela explosão toda! Depois, começou a chorar!!! Achei lindo ele chorando no pódio, emocionado, a festa que fez depois... Mas o melhor foi quando ele jogou as flores pra mãe. É um menino de ouro!!!

Nenhum comentário: