segunda-feira, novembro 03, 2008

Visão política

Acabei de colocar "não há resposta" no campo "visão política" do meu orkut. Não é porque deixei de me interessar por política. Tudo bem, o interesse diminuiu bastante nos últimos anos, mas o problema não foi esse.

Lembro que, na época que preenchi meu perfil, achei as opções bem estranhas. Para ser de esquerda, tinha que ser liberal. E no meu entendimento, liberal (ou neo-liberal) é quem é contra a intervenção do Estado na economia. Acha que o mercado se regula sozinho e o Estado só atrapalha. No final, os bancos quebram e vão pedir socorro ao mesmo Estado que rejeitavam (e eu acho é pouco)!

Acabei escolhendo a opção "libertário". Não sabia direito o que era, mas achei bonitinho. Imaginei algo meio pacifista, cada um tendo liberdade pra ser como quisesse, sem interferências religiosas, uma coisa parecida com a sociedade alternativa do Raul Seixas ou sei lá!

Hoje estava vendo uma reportagem sobre a política nos EUA e vi que os libertários são um pequeno partido que defende o estado mínimo, a redução de impostos, a propriedade privada e a liberdade individual, inclusive para usar armas para defender sua propriedade. Algo como anarquistas de direita (ficou esquisito). Isso, certamente, não sou eu!!! Pra saber mais, link para o site do Partido da Liberdade.

Pesquisando na internet, vi que os anarquistas também se dizem libertários. Mas não sou anarquista. Não acredito nas pessoas a ponto de acreditar que elas podem se organizar sozinhas e dar certo! Tem que ter um mecanismo para diminuir as desigualdades sociais e amenizar seus efeitos e na minha visão quem pode fazer esse papel é o Estado.

Retirei o libertário, porque não tinha mesmo nada a ver, e sobrou conservador de direita, centrista, liberal de esquerda, autoritário, depende e apolítico. Engraçado que não tem socialista nem comunista. Nos EUA, acusaram o Obama de ser socialista e ele se defendeu, como se isso fosse um crime gravíssimo! Achava que eram só os comunistas que comiam criancinhas...

Como brasileira, não me encaixo naquelas opções. Elas não têm nada a ver com nossa política, então prefiro ser sem resposta! Imagino que até os europeus sentem dificuldade de escolher. Faltam os socialistas, os trabalhistas, os verdes... Esses americanos são um povo esquisito mesmo!!!

5 comentários:

Hellen disse...

Muito bom, tirou minhas dúvidas sobre esse tipo de visão política ^^

Bia disse...

Ótimo! Me sinto tão confusa sobre as opções políticas "orkutianas" hiper limitadas quanto você. E não há um dia sequer que, quando acesso o Orkut, eu não me pergunte porquê de não me encaixar em nenhuma das opções... É tão mentiroso me definir politicamente como "apolítica" ou "depende" quanto pobre. Me esclareci mais um pouco também.

Beijo!

Anônimo disse...

Caramba, cai no seu blog justamente porque estava pesquisando o que é libertário pra preencher meu perfil do orkut. meu problema é o mesmo : cadê o socialismo ou a social-democracia das opções do orkut ????
beijos não libertários

Wedja disse...

Achei teu Blog, justamente em procura sobre visões politicas, e foi incrivél como me fez esclarecer justamente essa dúvida. Sou Comunista, e sempre ficava em dúvida sobr as opções esquerda-leberal, ou libertários. E, eis que vc me quebrou esse tabú hehehe. Mt bom mesmo!
Seria ótimo um apelo pelas demais visões, não é?? Socialista, comunista...

Abraço!
Parabéns, e sucesso!!!

Filipe SK8. \o/ Jesus \o/ disse...

Ei ainda não sei o que são essas visões políticas. Já tentei entender, já li, fiz um teste nesse site http://www.politicalcompass.org/test pra saber qual a minha vião política. Lá meu potinho ficou quase no meio do gráfico, se fosse as retas x e y o meu ficou em 1x e 1y. Mas não sei ainda o que se trata pq são muitas informações que vc fica todo complicado em entender. mas um dia eu entenderei..