sexta-feira, março 16, 2007

A paixão é uma lente de aumento.

Às vezes tenho uma idéia genial e fico pensando se realmente a idéia é minha. Muitas vezes nem é... Acabamos lendo ou ouvindo alguma coisa, gostando, esquecendo e depois relembrando. De vez em quando nos apropriamos de uma idéia dos outros, mas sem intenção ou maldade. Isso porque vivemos recebendo diversas influências, de muitas e muitas fontes diferentes. E somos um pouquinho de tudo isso misturado.
Há algum tempo, diziam os deterministas que "o homem é produto do meio". Isso foi muito questionado porque pessoas que vivem exatamente no mesmo meio, sob as mesmas condições, podem se tornar bastante diferentes. Acontece que a coisa não é tão simples assim. O homem é um retrato dos vários meios em que circula, das várias experiências por que passa, dos vários conhecimentos que obtém e das várias pessoas com quem convive (entre outros). Não um retrato de máquina fotográfica, mas um retrato pintado em tela. Cada pintor tem sua própria forma de retratar o que vê. E cada um é pintor de si mesmo.
E a paixão??? Poderia tentar incluí-la nessa história, mas teria que forçar um pouquinho (não muito). Pergunto, então, se alguém já leu a frase do título em algum lugar. Se não, posso dizer que é minha. O que significa não preciso explicar!

Nenhum comentário: