quarta-feira, abril 12, 2006

E como não comentar sobre o brasileiro no espaço?
Muita gente criticou o gasto de dinheiro e fez piada com a experiência da germinação de feijões em microgravidade. Mas não há como não lembrar de quando éramos pequenos e a tia do pré-escolar dizia pra gente colocar uma sementinha de feijão num algodãozinho molhado e ver o que acontecia. E o feijãozinho começava a criar raízes, caule e depois morria - a não ser que a mãe colocasse a semente na areia.
O Brasil, nas pesquisas espaciais, é como uma criança de pré-escolar. Precisa de alguém que ajude, que conduza. Mas pode crescer e evoluir. Ou talvez seja como o feijãozinho, que lança as raízes e depois morre, se a mãe não interferir. Sabe-se lá... Se vale à pena investir? Acho que sim. Imagine que daqui a um tempo, em vez de feijões, possam ser levados novos materiais, permitindo a criação de nova tecnologia brasileira. Imagine que talvez um dia o Brasil consiga finalmente lançar seus próprios satélites. Ou talvez nada disso aconteça e essa viagem não passe de uma divertida aventura espacial...

Um comentário:

Anônimo disse...

Por falar em feijãozinho....eu quando era criança, plantei uma semente de cacau no quintal da minha casa...meu maior prazer foi quando ele cresceu e gerou frutos...foi muito gratificante!!!Nunca vou me esquecer disso!!Abraço Clarice!!!Saudades de vc!!